Avançar para o conteúdo principal

Game of Thrones: A Telltale Games Series (2014)


Pela segunda vez joguei a temporada inteira do jogo "Game Of Thrones" (2014) da Telltale. O tipo de jogabilidade é narrativa interativa, como outros que já tenho aqui falado como The Walking Dead, Beyond Two Souls ou Until Dawn. O que ainda não tinha feito era dar uma segunda oportunidade à história neste tipo de jogo, e com isso perceber realmente o que oferece.

A temporada compõe-se de 6 episódios e desta vez o caminho percorrido por mim foi muito diferente da primeira vez, o que permitiu desbloquear cenas que não tinham sido anteriormente vistas e jogadas, proporcionando uma experiência um pouco diferente.



Neste spin off da tão aclamada série televisiva, a qual já assisti 3 vezes na integra e ainda não me apeteceu falar aqui, defendemos a Casa Forrester, residente em Ironrath, no norte de Westeros. A história começa aquando do Casamento Vermelho nas Gémeas, nos arredores do castelo de Walder Frey, e todo o conflito é despoletado devido à lealdade da Casa Forrester à Casa Stark, nomeadamente a Rob Stark, que é aclamado Rei do Norte e se encontra em rebelião ao reinado de Joffrey Baratheon, sendo então derrotado.

Os Forrester são uma casa nobre do Norte, conhecida e estimada pela qualidade na produção de objetos de pau de ferro, mais concretamente utensílios de batalha como escudos e afins. Porém, o seu Lorde morre na batalha das Gémeas dando origem a um frenesim de sucessão para o qual os restantes familiares não estavam preparados. Uma vez enfraquecida, é o nosso objetivo tomar as melhores decisões para que a Casa Forrester se mantenha intacta. Para isso, jogamos com Rodrik e Ethan, em Ironrath, Asher, em Essos, Mira, em Kingslanding e Gared Tuttle em Castle Black e do outro lado da Muralha.



Muitos dos elementos do jogo são familiares à série televisiva. Interagimos com Cersei, Margery, Tyrion, Jon Snow, Daenerys e outros personagens já conhecidos. Mas ainda assim o jogo consegue adicionar outros elementos de interesse (que como não li ainda os livros não saberei dizer se estão lá presentes ou não). Um deles é o Bosque do Norte, um lugar além da Muralha, no território selvagem, cuja localização Gared tem de descobrir. Aparentemente é um lugar repleto de magia que pode proteger os seus habitantes do Longo Inverno.

Ou seja, mesmo que a história que se conhece da televisão faça de pano de fundo ao jogo, este tem uma história própria que se apresenta como o desenrolar principal e cujas peculiaridades não tinham sido ainda exploradas. Nesse sentido faz um ótimo trabalho de expansão narrativa. 

Nos meus dois finais do jogo a história ficou em aberto, com ramificações que permitem uma sequela, que já foi anunciada mas não tem ainda data de lançamento. Só espero que seja antes da última temporada televisiva ser lançada em 2019, pois "Winter Is Here" e conflitos menores podem depois parecer futilidades.

Comentários