Avançar para o conteúdo principal

Westworld está de volta!


A série televisiva Westworld voltou com o primeiro episódio da segunda temporada a fechar alguns mistérios, que ficaram em aberto na anterior season finale, e a levantar outros com questões de igual potencial.
Para quem não conhece, a ação passa-se numa era em que inteligência artificial se encontra deveras melhor desenvolvida, tornando possível a criação de parques temáticos habitados por robots, denominados durante toda a narrativa por hosts. O parque temático em questão, no qual se desenrola toda a primeira temporada, é uma recriação do mundo do faroeste, que oferece aos visitantes experiências de todo o género, das mais inocentes às mais violentas.

É, portanto, um lugar onde se pode soltar o que de pior há no ser humano de uma forma que se apresenta aparentemente segura, devido às restrições na programação dos hosts que os impede de responder a qualquer tipo de agressão proveniente de seres humanos.

***Spoilers***

"These violent delights have violent ends"

Se na primeira temporada toda a quest dos hosts era resolver o maze, o labirinto criado por Arnold, nesta segunda temporada ao puzzle que se apresenta dá-se o  nome de "Door". Vimos Maeve e Dolores a chegar ao centro do labirinto e, com isso, conquistar a consciência própria, criando uma revolta contra os opressores que criam e recriam as suas histórias. Será a nova "Door" o que as leva, e aos restantes hosts, ao exterior do parque?! A curiosidade fervilha no hosts que conseguem evoluir, numa busca pelo conhecimento da natureza da sua realidade e da que os rodeia.


Se não é nova a construção de narrativas que atribuem procuras filosóficas e existenciais a seres que seriam, à partida, inanimados, carentes de vida e de pensamento próprio, não deixa de ser acutilante a maneira como conseguimos empatizar com as suas visões.

Resta agora esperar para ver onde Jonathan Nolan e Lisa Joy, criadores da série televisiva, decidem levar esta história. Fica o trailer da 2a temporada:


Comentários