Avançar para o conteúdo principal

La Casa de Papel (2017)


Malta, eu nem queria muito... Mas temos mesmo de falar sobre isto. Que hype tão grande é este? Vi as duas temporadas da série espanhola "La Casa de Papel" e mais de metade do tempo só queria que aquilo acabasse. Há alturas em que durante 4 episódios seguidos não se passa nada de relevante para o enredo principal. Ademais, as horas em Espanha duram mais tempo? Só faltou alguém engravidar e ter um filho no espaço de cerca de 5 dias em que o assalto durou.


Concordo que a fotografia e a cinematografia da produção estão excelentes e tinham um bom conceito, mas a rapidez com que se passa a ação, a falta de profundidade e leveza com que se trata os assuntos, juntamente com uma porrada de plot holes que saltam à vista, não me deixaram de todo sentir imersa na narrativa. A experiência dos autores na escrita de novelas pode ter alguma coisa que ver com isso. 

Inteligente foi a escolha de nomes dos assaltantes, com nomes de várias cidades do globo, que obviamente tiveram como objetivo a internacionalização da série. Isso e alguns comentários como se ouve de Tokyo, quando vê pela primeira vez notícias do assalto na televisão, "Conseguimos! Não são só os americanos! Viva a Espanha!".


Do ponto de vista de onde me encontro, como espectadora, não me interessa o orgulho espanhol de ter conseguido internacionalizar duas temporadas de uma produção. Interessa-me sim uma história coerente, apresentada com originalidade e criatividade.

Algumas coisas conseguiram. Existem personalidades cativantes com conflitos que criam alguma empatia. Tem imagens e movimentos de câmara bonitos. É sempre fixe ver os coitadinhos a dar o golpe a quem está no poder. Mas por favor, quem é que leva um tiro numa perna, se apaixona pelo agressor, faz sexo de pé, depois já está a mancar e entretanto está a carregar pedras pesadíssimas? Isto é impossível. E mesmo sendo impossível não é contado de uma forma que nos consiga enganar. Ou então querer passar despercebido entre outros palhaços mas ser o único em estilo gore/dark/óculos steampunk?!/chapeleiro de wonderland

Entre muitas outras situações, levanta demasiadas questões para o meu gosto.

Assim sendo, temos também de falar sobre o imdb. 8.9?! Já há muito que deixei de o ter como site de referência credível e são situações como esta que corroboram essa escolha. Mas quem não viu que veja e diga a sua verdade. Trailer: 


Comentários