Avançar para o conteúdo principal

Uncharted 4 (2016)

Nunca tinha jogado nenhum jogo da saga Uncharted. E apesar de os ter todos disponíveis optei por de momento jogar apenas o 4, por ser o mais recente. Não sabia muito bem ao que ia, mas o jogo surpreendeu-me pela positiva.

"Uncharted 4: O Fim de um Ladrão", lançado em 2016 pela Naughty Dog, é um videojogo de ação e aventura que segue a história de Nathan Drake (Nolan North) e do seu irmão Sam (Troy Baker) quando presos numa prisão no Panamá. Juntos, não desistiram ainda de procurar o tesouro do pirata Henry Avery, que os emociona desde a infância.

Nathan é o irmão mais novo e é com ele que jogamos. Tenho jogado muitos jogos cujos protagonistas são dois irmãos como  "Life Is Strange 2" (2019) e "A Plague Tale: Innocence" (2019) e raramente a personagem principal é o irmão mais novo. Gostei desse pormenor. 

Ao nível da jogabilidade, Uncharted faz em tudo lembrar Tomb Raider. Desde as aventuras arqueológicas que definem os cenários, às acções que fazemos e inimigos que combatemos. Durante a maior parte da história exploramos ruínas e locais históricos e remotos. Para o fazer, recorremos muitas vezes à escalada, à subida com corda e outras engenhocas conseguidas no local, como ter de procurar caixas de provisões para subir a sítios muito altos. Além disso, resolvemos imensos puzzles durante o jogo, sem os quais não conseguiríamos avançar na história. 

Depois de saírem da prisão, Nathan e Sam embarcam numa nova aventura para descobrir o tesouro do Avery, perdido por volta de 1695, e libertar assim Sam da dívida a que se sujeitou quando foi ajudado a fugir da prisão. Nathan, que se tinha ausentado das explorações ilegais, e vive com a sua esposa Elena Fischer (Emily Rose), volta assim a entrar nos esquemas para proteger o seu irmão. 

Ao mesmo tempo que o fazem entram na corrida contra ao tempo com Rafe Adler (Warren Kole) e Nadine Ross (Laura Bailey) que também estão à procura do tesouro, apoiados por uma equipa de mercenários  particulares da Shoreline.

Muitos dos cenários são de meter inveja. Podemos explorar imensas Ilhas Paradisíacas isoladas da população, cheias de sol e natureza selvagem. São cerca de 17h de jogo capazes de nos tirar a cabeça de casa e passear pelos mais bonitos locais.

Comentários