Avançar para o conteúdo principal

Gangs Of London (2020)


Gangs Of London (2020) é a nova série da Sky Original e conta com um elenco de luxo, com Joe Cole no papel principal, que já deu provas no género com a sua prestação em Peaky Blinders (2013 - ), em que interpreta John Shelby. Além do ator, Michelle Fairley (Game Of Thrones), Lucian Msamati (His Dark Materials) e Sope Dirisu (Humans) fazem parte do cast, numa produção ficcional violenta que retrata o submundo dos gangues da Londres atual. 

A série é composta por 9 episódios e conta a história das lutas de poder que se criam quando Finn Wallace (Colm Meaney), o cabecilha da família de criminosos mais poderosa de Londres, é misteriosamente assassinado. Sean Wallace (Joe Cole) é o seu sucessor e fará o que for necessário para descobrir quem se atreveu a atacar o seu pai. Terá sido a família Dumani, companheira de longa data dos Wallace? Terão sido os Curdos? Os Albaneses? Os Paquistaneses? Ou ainda os viajantes galeses?

A produção conta com uma cinematografia super elegante, desde os planos pouco usuais, que seguem e enfatizam os movimentos dos personagens e as suas intenções, ao dramatismo expresso pelas cores com pouca saturação e ambientes escuros. O primeiro episódio começa com um plano invertido, que à medida que roda e volta ao normal, se encaixa perfeitamente na narrativa que estamos prestes a experienciar. Em todos os episódios são encontrados exemplos que enaltecem o estilo visual da série, havendo episódios em que chegam mesmo a ser soberbos.

A própria montagem tem um papel fundamental, saltando várias vezes no tempo no tempo para nos fazer entender o que é que se passa e deixando-nos na expectativa, permitindo plot twists que não estávamos à espera.

A narrativa é excelente, surpreendendo-nos a cada volta que dá. O que começa por ser uma luta de gangs torna-se num jogo de poder muito mais complexo, em que os papéis das personagens se alteram e mudam drasticamente de circunstâncias.

Um assassinato violento dá o mote para a história, que através de um flashback de uma semana começam-se a tecer as teias que se revelam como um complicado mundo de crime organizado.

O nível de violência é absurdo, com cenas tão coreografadas e longas, sangrentas e explícitas que chegam a ser chocantes. A nível de epicidade, chega a fazer lembrar John Wick (2014). 

Ainda não está confirmada uma segunda temporada, mas com a recepção positiva que teve e com os ganchos narrativos que terminou, é provável que Gangs Of London (2020) continue.


Comentários