Avançar para o conteúdo principal

The Imagineering Story (2019) O poder da imaginação de Walt Disney


Imagineering Story (2019) conta a história da criação, construção e desenvolvimento dos primeiros parques da Disney. É nos entregue pelo recente serviço de streaming Disney+ e mostra, em forma de documentário, behind the scenes espetaculares ao mesmo tempo que nos dá uma noção do que é preciso para manter uma fábrica de sonhos e felicidade ativa. 

Imagineers são os imaginativos engenheiros que seguiram Walt Disney e que, numa pioneira simbiose de criatividade e tecnologia, perseguiram visões e alcançaram diversões que espantaram e espantam ainda hoje milhares e milhares de pessoas. Fazem-no até ao dia de hoje.

A série conta ainda com apenas 2 episódios, que retratam o período da criação do primeiro parque em Los Angeles, a 17 de julho de 1955, o único a ser construído sob a supervisão direta de Walt Disney, até à criação do primeiro parque fora dos Estados Unidos da América, em Tóquio, no Japão, no ano de 1983. Já familiarizados com os filmes de animação, o que os japoneses queriam uma cópia total do parque original e foi o que lhes foi entregue, modificando apenas uma das ruas principais.

São mostradas filmagens de Walt Disney e do local do primeiro parque antes e durante a construção e entrevistas que explicam toda a filosofia que envolve o parque. Podemos ver desde a grande obra até aos pequenos estúdios, onde os engenheiros, costureiras, ilustradoras, pintoras e storytellers desenvolviam as suas ideias. Ver a dimensão de um projeto deste género é incrível, porque desde a maior até a mais pequena coisa tudo é projetado e feito com um enorme carinho e perfeccionismo.

Numa época em que a popularidade dos parques de atracções americanos estavam em declínio, Walt Disney arriscou tudo para criar a primeira Disneyland, uma casa para os seus contos de fadas e personagens mágicas habitarem e para todos serem felizes. O sucesso foi a prova que o risco valeu o investimento. 


Após a morte de Walt Disney, a 15 de dezembro de 1966, todos os criativos envolvidos da empresa ficaram sem o seu visionário líder, tornando-se o caminho que até então era claramente visivel, incerto. A solução foi seguir os seus sonhos e tentar concretizá-los, até à reinventada Disney que conhecemos hoje.

EPCOT (Experimental Prototype Community of Tomorrow) era suposto ser uma comunidade real, uma cidade utópica do futuro, mas convictos que não poderiam controlar a vida privada das pessoas, os então líderes da Disney decidiram criar um espaço dedicado à inovação, uma espécie de feira de exposições permanente, passível de ser visitada e explorada por quem desejasse. A EPCOT, na Flórida,  é ainda hoje uma atrações turística massiva.

A série está muito bem conseguida, pois dá-nos este bilhete de entrada num mundo do qual estamos habituados a ver apenas os resultados. É de esperar para ver o que nos trazem os quatro episódios que faltam sair. 


Comentários