Avançar para o conteúdo principal

Five Came Back (2017): O contributo de Hollywood na II Guerra Mundial


Francis Ford Coppola, Guillermo Del Toro. Paul Greengrass, Lawrence Kasdan e Steven Spielberg fazem uma retrospetiva do papel ativo do cinema em Hollywood durante a II Guerra Mundial. "Five Came Back", com entrevistas e a narração de Meryl Streep, analisa os trabalhos feitos antes e durante a guerra dos 5 realizadores icónicos Frank Capra, John Ford, John Houston, George Stevens e William Wyler. Com eles, analisa as intensas mudanças que o fascismo Nazi e a guerra impuseram, a nível individual e coletivo.


A série divide-se em 3 partes de cerca de uma hora, "The Mission Begins", "Combat Zone" e "The Price of Victory", cada uma delas analisando um estágio do conflito. Além do óbvio interesse histórico que os três capítulos apresentam, ao analisar as maiores atrocidades de que há fresca memória, a série fá-lo ao ritmo da carreira cinematográfica dos realizadores, mostrando a mudança na produção de conteúdos e na maneira de fazer cinema, assim como o poder da propaganda como meio de incitação da população. Desde imagens reais e fiéis a totais encenações de batalhas e campos de combate, documentários como The Battle of Midway (1942), Report From the Aleutians (1943), The Memphis Belle: A Story of a Flying Fortress (1944), Know Your Enemy: Japan (1945) ou Nazi Concentration Camps (1945) marcaram a história a definiram o imaginário coletivo à data do conflito. 

O choque, o desanimo, o medo e o desespero a serem também combatidos por documentários que,  na linha da frente, ora se dedicaram a elevar os ideais do mundo livre contra a tirania de Hitler, ora se dedicavam a mostrar imagens cruas da exterminação de judeus em campos de concentração e de totais chacinas de soldados aliados. 

Claro que hoje muito pode ser questionado moralmente no que diz respeito a estes documentários, algumas dessas questões os realizadores debateram-se com elas na altura. Viver e combater o fascismo com xenófobia ou promovendo a guerra e mais violência é algo que marca a consciência de quem o faz e tem impactos, mas de quem cuja clarividência do perigo que se vivia ajudou a despertar as demais.

Comentários