Avançar para o conteúdo principal

Black Magick: The Awakening Vol. 1 e 2



"Black Magick" (2019), publicada pela Image Comics, e da autoria do escritor Greg Rucka e da ilustradora Nicola Scott, mistura os géneros de  policial fantasia numa novela gráfica com uma história intrigante repleta de figuras femininas poderosas.

Num universo onde a magia e a dor existem, conhecemos Rowan Black, a personagem principal da história, uma detetive que trabalha no departamento de roubos e homicídios na polícia de Portsmouth, dedicada à profissão  e sem grande vida pessoal á parte dela, a não ser a relação que mantém com Alex, uma amiga de infância que ainda hoje a acompanha.
Além de detetive, Rowan é uma bruxa oriunda de uma das famílias mais antigas de sempre. Carrega consigo a vontade e memória de centenas de mulheres suas ancestrais e é capaz de um poder tão grande que ainda nem ela lhe descobriu os limites.

Alex pertence ao mesmo círculo e juntas as duas bruxas terão de enfrentar uma misteriosa ameaça que começa a a surgir e que irá por a prova a força e habilidade de Rowan.

Entramos assim  no maior de todos os mistérios... Quem é Rowan? De onde veio e quão poderosa será na realidade?
A história divide-se num primeiro volume, com as primeiras cinco publicações, e um segundo, com as restantes. No total são 11 publicações que nos dão uma narrativa que apesar de no início parecer "mais uma", rapidamente nos prende na ânsia de saber as origens e desfechos dos personagens. 

O build up está muito bem conseguido, pois vamos sendo expostos a diferentes realidades á medida que a ação desenvolve. Até á última publicação os elementos sobrenaturais vão sempre sendo revelados e subindo de interesse, articulando-se com a realidade civil de Rowan e criando vários conflitos. A história fica cada vez melhor, isso é certo. 

O mesmo acontece com as ilustrações, que são maioritariamente a preto e branco mas que começam a fazer um uso pontual de cor, que pela sua raridade se faz sobressair, sempre em serviço do storytelling.

Torna-se claro no final que a história não acaba por aqui e mais publicações virão.

Comentários