Avançar para o conteúdo principal

The Farewell (2019) de Lulu Wang


The Farewell (2019) é provavelmente um dos melhores filmes que vi nos últimos tempos. De uma forma simples, trata um tema triste com sensibilidade e graça, sem nunca descuidar a realidade em que se baseia. A história é inspirada por uma "mentira real" e retrata uma família chinesa que descobre que resta pouco tempo de vida à avó, devido a um cancro do pulmão, e resolve não lhe contar, como é costume na China. Em vez disso, decide encenar um casamento para juntar toda a família, para uma despedida. 

Assim, começamos por seguir Billi em Nova Iorque, uma jovem nos seus 30, interpretada por Awkwafina, que emigrou para América com os seus pais quando tinha apenas 6 anos e poucas vezes voltou à China desde então. Após saber da doença da sua avó Billi quer ir visitá-la e voltar à China, mas a família não acha boa ideia pois ela poderá estragar a "farsa" do casamento. Este é um dos momentos que nos leva a crer que a Billi já não compreende a cultura chinesa, tornando-se uma ameaça aos seus costumes. Ela leva um estilo de vida totalmente ocidental. Tem 30 anos e ainda não acabou os estudos, vive sozinha e põe a carreira à frente do casamento. Por isso o facto de ser uma tradição chinesa poupar os doentes terminais do conhecimento da sua condição, o que na América é ilegal, causa-lhe bastante confusão. E a atitude da família coloca esta diferença cultural em evidência. 

Muito do filme lida com o choque cultural e com a dificuldade de se viver em dois sítios ao mesmo tempo, nem que sejam dois espaços emocionais. Apesar de o Ocidente ser o mundo novo, cheio de possibilidades, quem emigra deixa para trás todas as suas raízes. E a que custo? A perda de um ente querido põe esta questão da pertença a um lugar e a um grupo no spotlight.


Independentemente das opiniões da sua família, Billi compra o bilhete de avião e aparece na casa da sua avó, na China. O seu mandarim é mediano, mas o suficiente para se desenvencilhar. A família une-se para a organização da festa e faz as lágrimas de dor parecerem de alegria, poupando a sua queria Nai Nai da dura realidade. 

É uma história repleta de emoção baseada nas experiências da própria realizadora, Lulu Wang, e no cancro que descobriram à sua avó em 2013. É um filme dividido entre lugares, crenças e escolhas mas que se cose através da compaixão entre os seus personagens. 


Comentários