Avançar para o conteúdo principal

The Dark Crystal: Age of Resistance (2019) A mestria das marionetas na era do CGI

The Dark Crystal: Age of Resistance (2019), série lançada pela Netflix no fim de Agosto deste ano, é a prequela do filme The Dark Crystal (1982), e conta a história dos habitantes do planeta Thra, onde a magia prolifera, após a invasão dos tiranos Skeksis. Até à sua chegada, Thra e os seus habitantes viviam em equilíbrio e harmonia, alimentados pelo enorme poder do cristal. Ganaciosos e maldosos, os Skeksis partem o cristal que se corrompe, e começam a roubar a essência dos Gelflins, ameaçando assim a sua existência.
Num mundo de fantasia com cenários super elaborados e um grande leque de criaturas, são marionetas que dão vida à ação e emoção e espantam ao mostrar como histórias inspiradoras podem ser contadas através de qualquer técnica. Numa época em que o CGI é rei e quanto mais melhor, é incrível como se torna acolhedor um mundo que é construído na realidade. Claro que são sempre usados efeitos em determinadas cenas, mas no geral os bonecos existem e são animados por pessoas e os cenários foram construídos para as filmagens.
Não deixa de surpreender, também, a enorme qualidade do filme original de 1982, que não se distingue muito da qualidade excelente apresentada na série de 2019.
É uma série para os fãs de fantasia que procuram uma estética original e diferente da que tem sido apresentada nestes últimos anos.

A primeira temporada está disponível na integra e aguarda-se confirmação para a segunda temporada, cuja produção será facilitada pela já existente construção dos cenários e personagens.

Comentários