Avançar para o conteúdo principal

Coração Revelador (2018), curta metragem de São José Correia


"Coração Revelador" é uma curta metragem portuguesa da autoria de São José Correia. A curta tem 10 minutos e é inspirada no conto homónimo de Edgar Allan Poe.

Em termos técnicos,  a realização é muito simples. Apresenta-se-nos,  na maior parte do tempo, em plano americano,  um sujeito que confessa um crime. Quem o personifica é Rui Neto,  com Marques D'Arede como vítima. Enquanto assitimos a tamanho relato,  somos pontualmente transportados em flashbacks,  que ilustram as cenas que nos são contadas,  levando-nos para dentro da preversa mente do narrador dos eventos.

A grande pérola é,  porém,  o acting.  Rui Neto confere uma intensidade poderosa ao eventos que narra, conseguindo exprimir a mais sensivel dass emoções.  Choro,  raiva,  paranóia,  todas demonstradas no que é,  na maioria do tempo,  um plano estático,  apenas com um pontual zoom para um close up facial que confere dinamismo à cinematografia e os raros flashbacks a apoiar. O percurso da realizadora como atriz pode explicar esta relevância. 


A visualização foi possível após os créditos do filme "Halloween" em exibição nos cinemas NOS do Bragaparque,  o que se tornou uma agradável surpresa de conteúdo lusitano.


Comentários