Avançar para o conteúdo principal

Kedi (2016) Na pele dos gatos de Istambul



Uma hora e tal de gatices fofas nas ruas de Istambul ao som de música tradicional turca? Yes please!

Kedi é um documentário lançado em 2016 que segue a vida de sete dos imensos gatos que povoam as ruas da cidade turca. Pela dificuldade de tradução de miaus são pessoas quem dão entrevistas e testemunhos.  Mas desde de quando é que os gatos precisam de falar para se fazerem entender?!

O documentário tem por vezes um ar amador mas não deixa por isso de ser totalmente gracioso. Seguimos 7 gatos de personalidade bem vincada nas suas caças diárias e as pessoas que os conhecem e os tratam com o maior cuidado e carinho. 

Vim a saber que há, historicamente na cultura islâmica, um imenso respeito pelos felinos, podendo ser encontradas várias referências a estes animais nas suas escrituras. São conhecidos por serem muito limpos e por terem sido adorados por Maomé.

Há uma passagem no filme que afirma que "Os gatos sabem da existência de Deus ao passo que os cães pensam que os humanos são Deus" e que os gatos sabem melhor , por isso. É uma alusão à sua independência e individualidade que os torna tão peculiares.

Eu quanto a isso não sei,  adoro gatos e gosto também muito de cães,  apesar de ter dois guardiões felinos cá em casa e por isso me serem mais próximos. 

Os amantes de gatos não estão só em Istambul, é um sentimento de empatia que não se limita a espaços. E este doc faz-nos reviver muitos dos momentos que temos com os nossos próprios animais de estimação. É adorável. 






Comentários