Avançar para o conteúdo principal

Split Fiction (2025) a jogabilidade cooperativa no seu melhor


"Split Fiction" é o novo videojogo de ação e aventura desenvolvido pela Hazelight Studios, lançado a 6 de março de 2025 para PlayStation 5, Windows e Xbox Series X/S. O jogo sucede o famoso "It Takes Two" e segue num modo cooperativo com duas personagens femininas que necessitam entreajudar-se para ultrapassar os obstáculos. Elas são as escritoras Mio Hudson e Zoe Foster, que ficam aprisionadas nos mundos das suas próprias histórias após serem conectadas a uma máquina concebida para roubar ideias criativas, criada por uma empresa que lhes promete a sua primeira publicação mas pretende, na verdade, roubar e aproveitar-se do seu talento.

Tal como o anterior jogo da Hazelight, "It Takes Two", "Split Fiction" foi especificamente desenhado para multijogador cooperativo em ecrã dividido, exigindo que seja jogado com outro jogador, seja localmente ou online. No jogo, os jogadores assumem o controlo de Zoe ou Mio. Estas duas desconhecidas devem colaborar para escapar e superar inúmeros desafios, à medida que a história de ficção científica de Mio se entrelaça com a fantasia de Zoe, colocando ambas em perigo iminente. O jogo é uma aventura de ação jogada numa perspetiva de terceira pessoa, requerendo que os jogadores completem desafios de plataformas e, ocasionalmente, combatam inimigos hostis. Cada nível é acompanhado por uma mecânica de jogo única; por exemplo, podem comandar dragões numa fase ou manejar uma espada laser noutra. As habilidades de cada personagem variam em cada nível, obrigando os jogadores a colaborar e a utilizar as respetivas competências para progredir. Além disso, existem conteúdos secundários em cada nível, as "Side Stories", acessíveis através de portais. Estas "Side Stories" baseiam-se em ideias inacabadas e histórias escritas por Zoe e Mio na sua juventude, cada uma apresentando uma mecânica de jogo distinta que torna o jogo muito versátil e dinâmico, o que o torna totalmente brilhante.

Mio Hudson é uma autora de ficção científica, caracterizada por ser reservada, decidida, realista e introvertida. Cresceu na cidade com o seu pai e enfrenta dificuldades financeiras, escrevendo principalmente por necessidade económica. As suas obras exploram cenários ciberpunk, cidades iluminadas por néon, fábricas de armas futuristas e o vasto espaço sideral. Dentro da simulação, Mio adquire habilidades que refletem a sua paixão pela ficção científica, como transformar-se numa ninja que desafia a gravidade equipada com uma espada de energia, usar um exotraje avançado que controla drones remotamente ou manejar armas laser duplas com uma armadura de combate futurista. 

Zoe Foster, por outro lado, é uma autora de fantasia, descrita como carismática, empática, otimista e extrovertida. Oriunda do interior, procura provar à sua família que é capaz de alcançar o sucesso através da escrita. As suas histórias envolvem escapar de cidades invadidas por trolls, batalhas em florestas contra eras glaciais iminentes e a proteção dos últimos dragões da extinção. Na simulação, Zoe manifesta habilidades alinhadas com o mundo da fantasia, como transformar-se magicamente e voar como uma fada, usar uma espada mítica enquanto monta um dragão ou planar por ilhas flutuantes.

A dinâmica entre Mio e Zoe é central para a narrativa de "Split Fiction". Apesar das suas diferenças marcantes, ambas devem colaborar para superar os desafios e escapar da simulação que ameaça roubar as suas ideias criativas. Esta parceria inesperada explora temas de amizade, autodescoberta e cooperação, à medida que enfrentam mundos que combinam elementos das suas distintas imaginações e as contrastam.

Inicialmente ambas as autoras rejeitam o mundo uma da outra, criticando a sua criatividade. No entanto à medida que a narrativa progride e elas tomam parte das histórias começam a entender a motivações por detrás da escrita e criam um forte laço de amizade, empatia e compreensão.

Agradou-me especialmente o facto de ser uma história escrita sobre duas personagens femininas que têm uma jornada muito própria, completa e que se desenvolve através da amizade com uma semelhante e não através de qualquer relação amorosa, dimensão afetiva que nem sequer chega a ser relevante para o desenvolvimento das heroínas.

"Split Fiction" recebeu aclamação universal por parte dos críticos, com o agregador de críticas Metacritic a indicar uma receção extremamente positiva. O jogo vendeu mais de 1 milhão de unidades nos primeiros 2 dias após o lançamento e ultrapassou os 2 milhões de unidades vendidas numa semana. 

A Hazelight Studios, liderada por Josef Fares, anunciou "Split Fiction" nos The Game Awards de 2024. O desenvolvimento começou após o lançamento de "It Takes Two" em 2021, com uma equipa de 80 pessoas a utilizar o Unreal Engine 5. Fares descreveu a narrativa do jogo como semelhante a um "buddy movie", onde dois estranhos devem formar laços para sobreviver. 

O jogo inclui um "Friend's Pass", permitindo que o proprietário convide um amigo para jogar gratuitamente, mesmo que este não possua o jogo. Além disso, suporta crossplatform entre PlayStation, Xbox e PC. 

Para uma visão mais aprofundada da história, pode assistir ao trailer oficial.








Comentários