Avançar para o conteúdo principal

The Outrun (2024)

 


The Outrun (2024) conta-nos a história de Rona, depois de ter vivido uma turbulenta temporada na cidade de Londres e enquanto tenta recuperar do alcoolismo a que se submeteu durante a sua estadia na grande cidade. O filme passa-se num ritmo bastante lento, mas repleto de fortes emoções e contradições que Saoirse Ronan não se acanha de nos fazer sentir com a sua interpretação da personagem. 

Rona é a personagem principal da narrativa e é uma jovem que se encontra no final dos seus 20's, altura em que enfrenta demasiadas questões sobre a sua existência. Ela questiona a autoridade que a rodeia e não se enquadra nos padrões sociais que lhe permitiriam integrar-se na sociedade. Por isso, volta para a Escócia para junto dos seus pais, para uma realidade remota e tranquila, vazia de estímulos e recheada de concepções antiquadas nas quais ela não se consegue encontrar. 

No entanto, a lutar contra o alcoolismo que a impede de tomar o controlo da sua vida, ela mantém-se em Orkney para ajudar o seu pai com a quinta e a sua mãe com as necessidades religiosas, batalhando para se conectar com a realidade que a circunda, o que obriga a procurar por si própria. 

O filme faz por vezes lembrar Lady Bird (2017), de Greta Gerwig, uma vez que a personagem principal, além de ser interpretada pela mesma atriz, tem características de personalidade muito parecidas com as de Christine, embora numa fase diferente da vida. 

As imagens são de uma beleza sublime, com paisagens idílicas mas totalmente despovoadas, remetendo para o isolamento que a personagem sente, que contrasta com o ruído e confusão da vida noturna de Londres e com uma banda sonora eclética que mantém o mesmo contraste.

Comentários