Avançar para o conteúdo principal

Mid90s (2018)


Produção da A24 e realizado por Jonah Hill, Mid90s é um filme repleto de nostalgia para quem cresceu na década de 90. Mas que dá conta do ambiente vivido à data, mesmo para quem não o presenciou. Gosto de praticamente tudo neste filme. Desde a estética visual que relembra o vídeo das VHS's, à narrativa que explora com delicadeza as emoções dos intervenientes, à performance intensa do ator principal, Sunny Suljic, que interpreta Stevie, adolescente em volta de quem a narrativa gira, à banda sonora e ao score composto Trent Reznor e Atticus Ross, dos Nine Inch Nails.

O filme retrata a entrada na adolescência de Stevie, numa cidade suburbana onde não há muitas atrações ou atividades para desenvolver nos tempos livres. Foca-se na despedida da infância quando começa a andar com um grupo de jovens mais velhos e, juntos, frequentam uma loja e praticam skate, à medida que vão crescendo e enfrentando novos desafios, seja em casa, seja no grupo social em que se inserem. É a entrada em novas experiências, de começar a impor novas ideias, de definir limites e explorar novos ambientes. 

É sempre um tema que me toca, porque acredito que como humanos lidamos sempre com problemas de definição de identidade, mesmo quando já somos supostamente "crescidos", apesar dos contextos e situações irem alterando. No entanto, a beleza da inocência de descobrir pela primeira vez a maneira de lidar com situações difíceis, com conflitos entre pares, com a família, juntamente com a época que é retratada, que não está muito longe a da minha própria infância e pré adolescência e tem por isso referências comuns, consegue transportar para esses tempos. Penso que era esse o intuito da narrativa do filme e de facto fá-lo com sucesso.

De certa forma remeteu-me para "Thirteen" (2003), mas senti falta de alguma presença feminina na narrativa principal. Percebe-se o porquê, uma vez que o guião e a própria história se foca na vida de Stevie e tenta por isso dar conta do universo masculino. 





Comentários