Avançar para o conteúdo principal

Promising Young Woman (2020)


Da realizadora Emerald Fennell, "Promising Young Woman" (2020) traz-nos um thriller que relembra por vezes "Gone Girl" (2014), num tom mais cómico e colorido. Carey Mulligan dá corpo e voz à personagem principal, Cassandra, numa atuação brilhante que vai da psicopatia à doçura sem tremer. A personagem assusta-nos e conquista-nos levando-nos de um extremo ao outro da personalidade humana.

O filme começa num bar, com um grupo de homens a predar uma aparente mulher alcoolizada. Quando um deles a leva para casa, percebemos que a ela está consciente e à procura de vingança. Quem é o predador afinal ?

Se no início temos uma personagem que nos parece bidimensional, que se vinga de homens na noite, atraindo-os para testar a sua personalidade e punindo-os quando se revelam imorais, a evolução da narrativa leva-nos aos poucos a querer saber mais dos motivos desta caça. 

Pelo seu pequeno livro colorido, com a contagem de homens por com quem já esteve, percebemos que Cassandra mata quem a tenta violar quando está inconsciente, marcando a vermelho os homens que falham no teste e a azul os que conseguem passar. Jovem adulta, trabalha num café e não tem grandes ambições na vida, até que percebemos que está numa missão de redenção e vingança pela sua antiga amiga de faculdade, Nina.

Apesar de a narrativa ser linear, só nos vamos apercebendo das motivações de Cassie com o avançar da história, que se desenvolve de forma imprevisível.  E o que nos parece uma vazia jovem adulta sem motivos ou sentido de vida, revela-se um ser humano sensível que tenta ultrapassar um grande trauma. Claro que mesmo assim se apresenta na pele da anti heroína, pois apesar das suas motivações serem puras e com um sentido de justiça, os homicídios que Cassie comete são tão imorais quanto o trauma por que a sua amiga passou. 

Mas quando Ryan, um antigo amigo de faculdade entra na sua vida e a tentar conquistar, este estilo de vida entra em conflito com a sua relação. São dois mundos que entram em colisão, centrados numa personagem principal também dívida entre o lado bom e o lado negro. Esta dicotomia é mesmo expressa pela cinematografia do filme, recheado de cores e e formas divertidas enquanto trata de um tema negro e sombrio. É sem dúvida uma das melhores surpresas recentemente. 



Comentários