Avançar para o conteúdo principal

"Period. End Of Sentence." (2018) E feliz Dia da Mulher!


"Period. End Of Sentence." é o documentário de Rayka Zehtabchi que segue a revolução sexual iniciada pelo fabrico de pensos higiénicos low cost e biodegradáveis, por várias mulheres em Hapur, na Índia. São feitas entrevistas a várias mulheres e homens indianos sobre o que sabem e como se sentem em relação à menstruação. Foi a curta-metragem vencedora de um Óscar na sua categoria e é uma forma brilhante de mostrar as formas como muitos estigmas  que ainda existem no que diz respeito à sexualidade feminina estão a ser combatidos.

No início da curta metragem uma mulher indiana afirma "Only God Knows. It's bad blood that comes out", enquanto outros homens chamam à menstruação uma "doença", sendo depois afirmado que a menstruação é o maior taboo do país. Além da ignorância nas condições de higiene, uma coisa tão natural como respirar, impede muitas jovens de continuar a sua educação. Claro que existem sociedades em que o nível de instrução é maior, mas vivendo nós num mundo e não numa bolha, nada me parece mais apropriado para festejar o dia da mulher e o empoderamento feminino. 


Suman trabalha numa destas fábricas, mas devido às pobres condições não são poucas as dificuldades que encontram. Sneba quer ser polícia e com os salários que recebe na produção de pensos está a conseguir tornar o seu sonho realidade. Discorda com o facto de as mulheres não poderem ir ao templo quando estão com a menstruação, principalmente pelo facto de a sua deusa ser uma mulher, também. Mas, pelas suas opiniões, é vista como maluca na sua vila. Como ela, muitas outras mulheres desejam mais liberdade procuram fugir ao casamento e ter vidas autónomas e independentes. As coisas começam a mudar, mas ainda há muito trabalho pela frente. Com demonstrações de fabrico de pensos higiénicos estas mulheres começam a ter uma oportunidade de desmistificar a sua própria natureza e de ter um salário que lhes permita autonomia. 

Feliz dia da mulher!




Comentários