Avançar para o conteúdo principal

Mil Tormentas, Tony Sandoval (2015)

"Sou uma alma que vagueia desde o início dos tempos. O meu povo confundiu-te comigo. Agora, volta para casa, para cumprires o teu destino. Saúdo-te, Lisa! Anjo e Demónio..." 

Assim se pode ler na capa do livro de banda desenhada "Mil Tormentas", do mexicano Tony Sandoval, lançado em abril de 2015, pela Kingpin Books. 

Lisa é uma menina muito recatada e que aprecia a sua própria companhia. Entre as rotinas diárias e de casa, tem como principal passatempo colecionar objetos que lhe surjam diferentes e lhe pareçam interessantes, hobby esse que lhe permite passar muito tempo sozinha enquanto procura por tais relíquias. 

Um dia, enquanto procura, Lisa entra numa realidade paralela, que até então era invisível e se encontra repleta de criaturas magico-demoníacas. 

(excerto das ilustrações do livro)

Após levar para a sua coleção um objeto desse outro mundo, Lisa abre uma porta pela qual os monstros poderão passar para recuperar o que é seu. 

Lado a lado com esta aventura encontra-se a entrada de Lisa na puberdade e a sua transformação, mote que de certo modo relembra "Black Hole" de Charles Burns.

Porém essa é a única comparação que pode ser feita. As ilustrações são a cores e incluem aguarelas em tons pálidos e suaves e a história integra seres fantasiosos de um mundo à parte. 

"Mil Tormentas" leva-nos até à inocência de uma jovem mulher e à sua batalha por mantê-la, conservando assim a sua essência e talento. Uma história simples, mas muito bem conseguida e ilustrada. 





Comentários