Avançar para o conteúdo principal

Miss Peregrine's Home for Peculiar Children (2016)

Miss Peregrine's Home for Peculiar Children (2016) é o mais recente filme do gigante da fantasia Tim Burton. Estreou ontem nos cinemas portugueses e felizmente já o fui ver. A ansiedade que antecipou o filme deveu-se a vários factores: uma promessa de um filme do género de fantasia com uma narrativa interessante, personagens bem trabalhadas e diversificadas, atores de renome, bons efeitos especiais, entre outros. São poucos os filmes do género que realmente me caçam a atenção, por isso quando se antecipa um possível sucesso fico sempre entusiasmada.  


O filme respondeu e talvez até mesmo superou às expectativas. Jake (personagem principal) é um rapaz que, após perder o avó, embarca numa descoberta de todo um mundo paralelo que conhecia das histórias que o mesmo lhe contava desde a infância, mas no qual tinha deixado de acreditar à medida que crescia. Enquanto tenta recuperar do trauma a sua vida muda quando se entrelaça com outros destinos e desafios. 

Jake é interpretado por Asa Butterfield, ator que, na minha opinião, foi muito bem escolhido para o papel devido ao seu carisma natural: simpático e ingénuo. A interpretação trouxe-me alguma nostalgia de Hugo (2011).

Miss Peregrine é interpretada por Eva Green que, desde a sua participação na série televisiva "Penny Dreadful" (2014), se tornou um ícone na fantasia. Porém, essa personagem nada tem a ver com a representada neste filme. Em Miss Peregrine's Home for Peculiar Children, Eva Green interpreta Miss Peregrine, encarregada de tomar conta de crianças mágicas, protegê-las dos "sem alma". É uma personalidade rígida, mas doce. Acima de tudo protetora. Miss Peregrine pertence a uma raça de criaturas mágicas capazes se transformar em aves e de criar loops no tempo, de rebobinar as ultimas 24h infinitamente. 

Durante toda a história perdemo-nos nas peculiaridades de cada personagem e na maneira como, juntos, se articulam para triunfar na sua missão. Desde peculiares que levitam ou que são invisíveis, a outros que são ultra fortes ou fazem crescer a árvores plantas e legumes mais rápido. É um universo de fantasia, de afetos, de escolhas e aventuras do qual espero conhecer mais. 

Comentários