Avançar para o conteúdo principal

The Fall (2006)

Realizado por Tarsem Singh e com argumento de Dan Gilroy e Nico Soultanakis,   "The Fall" (2006) é pura poesia e foca-se sobre o intímo humano,  a dor e a imaginação.  O filme situa-nos no início do séc XX,  num hospital local.  Alexandria (Catinca Untaru),  uma menina de 5 anos,  está lá internada,  em recuperação de um braço partido.  Enquanto vagueia pelo hospital,  conhece um outro paciente,  Roy (Lee Pace),  com quem cria uma estranha ligação.
Nos seus serões juntos,  Roy,  cuja ocupação era ser duplo de cinema antes de ser internado devido a um acidente, e que sofre de depressão,  conta a Alexandria a história de 5 bandidos que têm de destronar um tirano na Índia. Se a história nos é mostrada pelos olhos inocentes da menina,  com muitos detalhes e cores vibrantes, para Roy é apenas um esquema para fazer com que criança assalte a sala dos medicamentos e lhe leve comprimidos de morfina,  para se poder suicidar.
Assim,  temos acesso às duas perspectivas da interação.  Uma inocente e encantada,  cheia de emoção e esperança,  e outra fria e calculista,  capaz de enganar e manipular.

O filme mostra-se nesses dois planos: o real e o imaginário.  É uma construção entre Roy e Alexandria,  numa história que é contada e nos é apresentada em cenários coloridos e surrealistas,  próprios da imaginação de uma criança.  Assim,  toda a loucura do filme está totalmente contextualizada,  justificando a forte saturação das cores e a improbabilidade dos cenários. Ao mesmo tempo, acedemos à realidade do hospital e de Roy, triste e desesperada, numa fantástica simbiose entre e a realidade e o sonho que mostra as enormes potencialidades do contar histórias.

O realizador optou, à data, por não utilizar efeitos especiais, apostando na caracterização e nos mais variados cenários. O resultado é brilhante e consegue fazer parecer mais verosímil e próximo o mundo de fantasia.


Comentários